5 perguntas que você deve fazer antes de contratar um processo de Coaching para seus executivos (*)
PERGUNTA #2 – Qual é o desafio que o executivo está enfrentando no momento?
Pessoas, relacionamentos, organizações e mudanças comportamentais são o que os Executive Coaches conhecem melhor. Se você está buscando maior performance do seu executivo e ao mesmo tempo que ele consiga mais de suas equipes, você encontrou a situação ideal onde o Executive Coaching pode trazer excelentes resultados.
Esse executivo pode ser um presidente precisando trabalhar melhor com seus diretores ou com o Conselho. Ou um vice-presidente em vias de assumir responsabilidade regional, aprendendo a liderar aqueles que antes eram seus pares. Ou um técnico brilhante que vai assumir a liderança de uma equipe de engenheiros ou consultores. Ou um representante da geração Y também chamada geração “Millennial” (que reúne nascidos a partir de 1980 até meados de 1990) que apresenta grande potencial para assumir posições de maior responsabilidade e necessita ser trabalhado em suas competências de liderança.
Mas é importante ter claro que o Executive Coach não é um consultor. Ele pode até ter uma vivência técnica ou ter atuado no mesmo segmento da empresa para a qual está prestando serviço, mas, sua contribuição não é trazer soluções prontas ou ser um suporte a um líder fraco. Sua missão é provocar o executivo com perguntas poderosas e o uso de ferramentas específicas que tragam insights criativos e o fortalecimento de sua autoconfiança, e ao mesmo tempo trabalhando competências de liderança que inspirem suas equipes a fazer mais, criando ambiente positivo, estimulante e saudável.
(*) Inspirado em artigo de Douglas McKenna, diretor executivo e co-fundador do Oceanside Institute
Comentários