5 perguntas que você deve fazer antes de contratar um processo de Coaching para seus executivos (*)
PERGUNTA #4 – Além do Coaching que alternativas estão disponíveis?
Há muitas maneiras de ajudar um executivo a crescer como líder. Treinamento de alto nível, mentoring, leituras direcionadas, job rotation, assumir projetos especiais… Essas são apenas algumas.
A alternativa mais negligenciada é a atenção do próprio gestor do executivo. Como o Coaching adquiriu status no ambiente empresarial em virtude de grandes líderes professarem que até o CEO precisa de um Coach é comum o gestor abdicar de sua própria responsabilidade. Ele deixa de apoiar o executivo em dificuldades e não se dedica a ajudá-lo a subir para um patamar superior de desempenho e resultados. Ele se esquece que também está sendo pago para atuar como Coach de sua equipe. Dessa forma, a empresa não deve incorrer numa despesa adicional se o problema estiver dentro da capacidade e da disponibilidade do gestor.
Contratar um Executive Coach traz excelente retorno quando o problema está além do que o gestor pode fazer ou em virtude de o mesmo não ter disponibilidade de tempo para conduzir processos aprofundados e extensos de desenvolvimento de sua equipe.
(*) Inspirado em artigo de Douglas McKenna, diretor executivo e co-fundador do Oceanside Institute
Comentários