Gordon Tredgold é um caso inspirador para qualquer executivo. Fez uma carreira brilhante na DHL e ocupava uma alta diretoria quando foi convidado para participar de um processo de Coaching como parte do plano de desenvolvimento de carreira da empresa. De início pensou que aquilo não era para ele, pois, tinha excelentes resultados como gestor. Coaching era para os under performers.
Entretanto, ter participado do programa teve profundas repercussões em sua carreira e o resultado foi em pouco tempo ser promovido a Vice-Presidente Sênior da empresa.
Os benefícios do Coaching para ele foram tão impactantes que acabou mudando de profissão e tornou-se um Executive Coach dos mais respeitados na atualidade.
Em seu artigo na INC. de 11 de novembro de 2016 (*) ele menciona alguns dos benefícios do Coaching que os executivos podem esperar.
- MAIS CLAREZA
É comum o executivo estar tão envolvido com os detalhes e as questões do dia-a-dia que deixa de dar a atenção ao que é importante. Será esse o seu caso?
Um ciclo de Coaching se inicia dando grande atenção ao seu momento atual, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Através de perguntas instigantes o Coach vai trazendo à consciência a percepção clara do que vai bem e do que vai mal, sem julgamentos, sem pressupostos, procurando ater-se a fatos. Eu, com os meus clientes, costumo fazer também uma rápida volta ao passado para entender sua trajetória nas várias áreas de sua vida.
O resultado logo no início de qualquer programa de Coaching bem conduzido é o executivo ganhar muita clareza em relação a seus pontos fortes e fracos, talentos e habilidades, e ao que é importante e acessório em sua vida como um todo.
- MAIOR PERFORMANCE
É comum o executivo dar desculpas para deixar de fazer coisas importantes ou se convencer que determinado assunto pode ficar para a próxima semana. Você já se viu adiando atividades aparentemente secundárias para depois constatar o efeito nocivo nos seus resultados ou de sua equipe?
O Coach é um grande parceiro para ajudá-lo a aumentar sua proatividade e ensiná-lo a assumir responsabilidade incondicional, um dos traços mais marcantes das pessoas muito bem-sucedidas.
Ao fim de cada sessão o Executive Coach vai motivá-lo a tomar decisões e comprometer-se com ações ao longo da semana. Com meus clientes, começo sempre a sessão seguinte validando o que foi feito e buscando alternativas nos casos em que a implementação não saiu a contento.
Esse processo regular ao longo de todo a ciclo de Coaching vai ajudá-lo a eliminar a tendência à procrastinação e melhorará muito seu desempenho no dia-a-dia.
- AUMENTO DA AUTOCONFIANÇA
Você se acha autoconfiante em sua atuação como líder? Pois, há muito a melhorar.
Vários fatores vão se somando ao longo do processo que reforçam a autoconfiança do executivo: o conhecimento aprofundado de seus pontos fortes e como potencializá-los, maior sintonia com os seus valores pessoais, a definição clara de seus objetivos profissionais e pessoais, a eliminação de crenças limitantes… A cada sessão o executivo se sente mais forte e mais preparado para enfrentar os desafios crescentes a que está submetido.
- MAIS CRIATIVIDADE
Inovação é a palavra-chave atualmente no ambiente empresarial. Um executivo criativo vale ouro no mercado de trabalho. Quão mais valoroso você será para a sua empresa ou perante o mercado de executivos se aumentar sua criatividade?
Mas, muitas vezes é difícil saber se uma ideia é boa ou ruim, genial ou medíocre e falar sobre elas com um interlocutor que está preparado para fazer perguntas desafiadoras pode ajudá-lo a validar ou descartar seus insights. É comum o executivo desprezar uma boa ideia ou adotar uma solução ruim como se fosse a melhor. As ideias precisam ser provocadas e desafiadas, pois, isso ajuda a melhorá-las ou a perceber que existem soluções melhores.
O processo de Coaching é um exercício constante de questionamento que provoca insights criativos no executivo o tempo todo.
- MELHORES DECISÕES
Qual seria a repercussão em seus resultados se você melhorasse seu processo decisório?
Todos nós temos preconceitos, pressupostos e crenças sobre pessoas ou situações que atrapalham nosso julgamento e acabam sendo prejudiciais ao nosso processo de tomada de decisões. O Coach traz uma visão imparcial e vai ajudá-lo a diferenciar realidade de percepção, ajudando-o a ver as coisas com mais clareza e em consequência tomar decisões mais acertadas.
Gordon Tredgold finaliza o artigo dizendo que “… desde aquela primeira sessão (quando era funcionário da DHL) passei a fazer do Coaching parte do meu plano de desenvolvimento anual. Hoje percebo que você pode ler todos os livros que deseja, participar de treinamentos, seminários e conferências, mas, o progresso real ocorre quando você tem um Coach, pois, ele vai ajudá-lo a melhorar seu foco e sua autorresponsabilidade, aumentar sua confiança, elaborar melhor suas ideias e provocar insights de perspectivas diferentes, o que todos precisamos de tempos em tempos”.
(*) INC. – Gordon Tredgold – 5 Great Reasons Why You Should Get an Executive Coach
Comentários