Normalmente quem contrata o processo de Executive Coaching é a empresa, entretanto, à medida que aumenta a percepção do Coaching como uma ferramenta para o crescimento profissional acelerado, cresce o número de executivos que buscam Executives Coaches por conta própria para turbinar suas carreiras.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O que você pode esperar ao contratar um Executive Coach por conta própria?

Vantagens:

  • Maior autonomia para direcionar o processo, sem a preocupação de alinhar-se com metas e indicadores da empresa;
  • Possibilidade de entender com mais profundidade e potencializar seus valores, talentos e habilidades em relação ao mercado visando eventual recolocação futura;
  • Estabelecer objetivos profissionais de médio e longo prazos visando o topo de sua carreira;
  • Trabalhar questões particulares com mais liberdade, pois, quando é a empresa que contrata os pilares pessoais trabalhados são apenas aqueles que eventualmente estejam impactando o seu desempenho profissional; e
  • Explorar projetos profissionais paralelos.

As desvantagens são que é você quem paga, além do que terá que encontrar tempo fora de sua agenda de trabalho para fazer as sessões.

O RISCO

O risco que o executivo corre é contratar um Life Coach. É importante ressaltar que o mercado tem excelentes Life Coaches e se o seu objetivo é tratar apenas de questões pessoais esse pode ser o profissional mais indicado.

Entretanto, se o seu foco ao fazer Coaching é em sua vida profissional o mais indicado é um Executive Coach que normalmente tem um forte background no mundo corporativo e, na maior parte dos casos, é um ex executivo que antes teve uma carreira bem-sucedida.

Em qualquer um dos dois casos fazer Coaching é um jogo ganha-ganha para a empresa e para o executivo.