Todo executivo é promovido até o seu nível de incompetência. Esse é um axioma normalmente aceito no ambiente empresarial. Mas será que essa afirmação se aplica também ao empreendedor?

É muito comum empresas bem-sucedidas que tem os sócios à frente entrarem em estagnação após alguns anos de expansão e crescimento.

Porque isso acontece? Economia, concorrência, tecnologia? Frequentemente existem fatores externos que precisam ser identificados e enfrentados, mas, uma hipótese raramente considerada nessas situações é a de os sócios terem atingido o seu ponto de incompetência.

O que se faz normalmente quando se chega a esse ponto?

O mais frequente nessas situações é a contratação de uma empresa de consultoria, entretanto, um processo de Coaching feito antes da consultoria pode ajudar o empresário de forma extraordinária.

Um Coach preparado e experiente e que tenha domínio das metodologias de Executive Coaching e Business Coaching estará apto a conduzir uma abordagem que contemple aspectos pessoais e profissionais do empresário e os desafios pelos quais a empresa está passando.

No âmbito pessoal o Coach trabalhará buscando potencializar pontos fortes e minimizar fraquezas, alinhando valores pessoais e empresariais, desenvolvendo habilidades específicas que estejam impactando o negócio e competências de liderança e, se necessário, e em ciclos de Coaching mais longos poderá também cuidar de pilares disfuncionais como, por exemplo, o emocional, o conjugal ou a saúde do empresário.

No âmbito do negócio o Coach ajudará num diagnóstico da situação atual da empresa perante o ambiente externo seguido de uma avaliação dos vários departamentos: vendas, finanças, etc…

É importante ressaltar que o Business Coaching tem características diferentes de uma consultoria. A consultoria faz um diagnóstico e propõe uma solução que ela mesma vai implementar. No Business Coaching, após o diagnóstico o Coach ajuda o empresário a desenvolver uma visão de médio ou longo prazo e um plano de ação com objetivos estratégicos. A implementação ficará a cargo do empresário e sua equipe e frequentemente esse mesmo plano vai contemplar a contratação de empresas de consultoria para equacionar questões específicas dos processos de negócios que exijam apoio externo.

Todo o processo pode ser feito com um único sócio, com mais de um ou com os sócios e seus principais gestores, e nesses casos haverá uma mescla de sessões individuais intercaladas com workshops com a participação de todos.

Esse é um cenário bem amplo do potencial do Coaching voltado a empresários e que contempla um ciclo de 8 a 12 meses. Entretanto, o cliente pode optar por um ciclo mais curto, focado em apenas um dos aspectos acima e a parceria com o Coach vai se expandindo à medida que os resultados vão surgindo.

Alguns ganhos dessa abordagem são um empresário mais produtivo, com uma liderança mais positiva, uma qualidade de vida pessoal muito melhorada e maior clareza em relação ao que deve ser feito em cada área da empresa. Também se pode esperar o resgate da paixão que motivou a fundação da empresa e a satisfação pela alta performance em seu dia-a-dia.

Do lado empresarial a consequência natural será a melhoria consistente dos resultados empresariais.